quarta-feira, 16 de abril de 2008

Finalmente aconteceu...

Ao fim de 7 meses de estadia nesta terra fui, finalmente, "multada". De facto, eu ansiava por esta experiência já há muito tempo...
Toda a gente com quem falava já tinha tido, algures no tempo, uma experiência destas. Eu já andava a sentir-me excluída por estas figuras tão emblemáticas, que impõem a ordem no trânsito em Angola, os polícias de trânsito... Eu já tinha pensado em pedir-lhes, encarecidamente, para me 'multarem'. Assim, eu já tería uma história para contar... Eis, senão que, finalmente aconteceu... Por isso, achei que sería digno de escrever sobre o assunto...
Estava eu a caminho do parque do aeroporto doméstico, em Luanda, quando de repente duas destas figuras me mandam parar e encostar. Eu fiquei espectante... O que me iría acontecer? Não fiz nada...
O polícia vira-se para mim e grunhe qualquer coisa imperceptível. Eu disse: "desculpe? Não percebi." Ele repete e aí eu percebi. Ele quería os meus documentos. Depois, mandou-me sair da viatura e o segundo 'cromo' diz: 'tem as luzes acesas porquê? É dia e elas têm de estar desligadas...'.
Eu respondi: 'Quando saí de casa ainda era de noite. Mas qual é o probelma?'. E ele continua a insistir: 'está de dia, não precisa de luzes'. Eu repondo: 'O Sr. Agente tem de me dizer onde, no código da estrada, está escrito que não posso andar de luzes acesas durante o dia...'. Ele calou-se. Mas, como eu tinha passado por um risco contínuo (de cerca de 5 m) eles pegaram por aí...
Às tantas, puxam de uma folha de papel e mostram-me as infracções e os correspondentes valores da multa. Eu vejo que, passar o traço contínuo, são cerca de 46.000 kz (cerca de 460 Euros). Estou lixada. Reporto ao meu chefe a situação, e tento dissuadir as 'peças' para tentarmos resolver o assunto sem termos de ir à esquadra. E os tipos dizem: 'Pelo menos o valor da multa, senão vamos à esquadra...'. Tínhamos vôo para Cabinda às 8h e, eram 6h30... Os tipos insistiam no mínimo... Às tantas disse: 'só tenho $300' e o meu chefe mostrou cerca de 5000kz. E, depois de mais alguma conversa, lá conseguimos que aceitassem a gasosa, isto é, a 'multa'... A brincadeira ficou em quase $600 ...
Pronto, agora já não me sinto excluída. Sou uma pessoa completamente diferente... Acredito, de facto, que, afinal, os Senhores polícias de trânsito estão atentos a todas as situções irregulares que ocorrem nas estradas Angolanas...

Bem, deixemo-nos de conversa da treta... Eu só tive vontade de chamá-los de 'matumbos', entre outros nomes bastante mais agressivos... Não tenho pena nenhuma destes tipos, que valem-se do uso da farda para se aproveitarem das pessoas e conseguirem tirar proveito ($$$) das situações, por mais ridículas que sejam... Com tantas, e mais graves, irregularidades a acontecerem nas estradas, estes tentam ganhar mais uns $$$ nestas situações caricatas.

Fiquei-lhes com uma raiva, que vocês não imaginam... Enquanto falava com eles eu só tinha vontade de os morder... Mas, como estamos numa situação mais desvantajosa não podemos fazer nada... É uma sensação altamente frustrante... Não podemos denunciar estas situações porque, todo o sistema está completamente corrompido e não existem mecanismos de acção sobre estes casos... Cai tudo em 'saco roto'...
Eu pergunto-me, quando é que este país vai dar a volta??? NUNCA. Estes 'esquemas' estão de tal maneira enraizados no modus vivendi destas pessoas que só ao fim de MUITAS gerações é que, eventualmente, isto se irá atenuar... Mas nunca desaparecer... Infelizmente.
Mas se querem que vos diga, isto nunca irá mudar. Já está no sangue e, mais grave, é HEREDITÁRIO... ESTÁ NOS GENES...

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Minha ilustre Ana, meus parabens fazes parte dos não excluidos, mas seria melhor não teres passado por essa experiencia, por outro lado ficaste lucida, O SISTEMA nunca ira mudar, é um povo comudista, e habituado a viver pelo mais facil...
Es linda!!! N te deixes levar pela triste cena... Beijos Tony Parker

17 de abril de 2008 às 23:18  
Anonymous Anónimo disse...

De facto já não faço parte dos excluídos... É de facto verdade estes tipos serem uma cambada de 'parasitas' e escolherem sempre o caminho mais fácil para ganhar uns $$$ a mais ... :(
Não fiquei sem dormir, mas fiquei muito chateada...
Beijos
AK

18 de abril de 2008 às 12:24  
Blogger arianams disse...

Paula Maria!
Uma aventura! Imagino a pulsação a subir, a cara a ficar vermelha e os pulsos a fecharem!
Aconteceu-me uma cena parecida na Rússia, outro grande país (ironia) onde a corrupção vinga em todas as frentes!
Não há forma de passar ao lado e a nossa educação e feitio não nos deixa ficar indiferentes...
Enfim, espero que não se repita!
Beijinhos

18 de abril de 2008 às 16:33  
Blogger Trucla disse...

Minha querida AK... mesmo assim aguestaste-te muitos meses... Tens que confessar que a cenas das luzes ligadas durante o dia é digna de génio!... espero que a GNR não comece a tirar ideias desses senhores!

Grande beijoca e lembra-te: de dia as luzes devem ser apagadas, de noite devem estar acesas! ;)

18 de abril de 2008 às 17:50  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial